Torne-se Associado

Elementos para formalização da CANDIDATURA como Associado da APCOACHING:

  • Ficha de inscrição preenchida;
  • 1 fotografia tipo passe, preferencialmente a cores;
  • Cópia do Cartão de Cidadão;
  • Código de Ética da APCOACHING assinado ( código deve ser aceite pelo associado no formulário de inscrição);
  • Condições de Acesso a Associado da APCOACHING;
  • Ter a validação da sua candidatura pelas Comissões de Ética e Certificação;
  • No prazo máximo de 10 dia úteis, após receção da Candidatura, a Direção da Apcoaching informará o Candidato da sua aceitação como Associado da Apcoaching.

Nota: enviar elementos para geral@apcoaching.pt 

Após confirmação de aceitação na APCOACHING, o Associado deverá enviar comprovativo transferência bancária (IBAN: PT50 00350 160 000725 37 530 77) da importância correspondente ao pagamento de Quota.

 



   

QUOTA*

 
Associados
€50
* Quota Anual













I-Filosofia de Coaching da APCOACHING

A APCOACHING (Associação Portugusa de Coaching) está alinhada com uma  forma de Coaching que honra o Cliente (Coachee) como perito na sua vida e trabalho e acredita que todo o Cliente é criativo, possui recursos e constitui um todo. De acordo com este fundamento a responsabilidade do Coach é:

  • Garantir que o Processo segue a metodologia de base do Coaching;
  • Descobrir, clarificar e alinhar-se com o que o Cliente quer alcançar;
  • Estimular a auto-descoberta do Cliente;
  • Procurar soluções e estratégias geradas pelo Cliente para que as possa espelhar;
  • Eleger o Cliente em responsável pelas suas acções.
 

II-A definição de Coaching da APCOACHING

O Coaching é uma Relação profissional, orientada para um Objectivo do Cliente inicialmente acordado, que ajuda o Cliente a produzir resultados extraordinários na sua vida, carreira, negócio e organizações. Nesta Relação profissional que se desenrola em várias Reuniões/Sessões, é fundamental o respeito pela Agenda do Cliente, pelo seu Quadro de Referência, bem como garantir a Confidencialidade de todo o Processo.

Através do Processo de Coaching os Clientes aprofundam o seu auto-conhecimento, encaram as mudanças desejadas, orientam-se para a Acção, produzindo abertura a mais aprendizagem, melhoria do desempenho e da sua qualidade de vida.

Em cada Reunião/Sessão o Cliente elege o Objectivo, enquanto que o Coach  escuta, dá feedback e faz perguntas. Esta interacção gera reflexão, cria clareza e leva o Cliente à acção. O Coaching acelera o avanço desejado do Cliente, proporcionando uma maior Consciencialização e Responsabilização. O Coach concentra-se no "onde" está o Cliente agora e "o que é" que está disposto a fazer para chegar onde quer estar no futuro. Os Coaches Associados da APCOACHING reconhecem que os resultados correspondem às intenções, às eleições e acções do Cliente, a quem o Coach apoia com as suas Competências no processo de Coaching.

O Processo de Coaching está fundamentalmente Orientado para os Objectivos do Cliente e para o que o Cliente está disposto a activar no Presente para os alcançar.

III-Código de conduta Ética dos Associados da APCOACHING

Introdução

Estes princípios profissionais determinam a conduta dos Coaches enquanto Associados da APCOACHING.

Este código de conduta serve de referência para um comportamento baseado em valores, através da qual o Coach pode mover-se livremente.

      A Aceitação deste código de conduta é um pré-requesito para ser um Coach Associado da APCOACHING.

      A APCOACHING terá em consideração as reclamações que forem dirigidas à Comissão de Ética por qualquer pessoa singular ou coletiva de direito público ou privado.

Como Coach:

  1. Conduzir-me-ei de forma a reflectir positivamente a profissão de Coach e evitarei desenvolver condutas ou realizar declarações que possam causar impacto negativo na compreensão ou aceitação pública do Coaching como profissão.
  2. Não realizarei, deliberadamente, declarações públicas que resultem falsas ou equívocas, em nenhum documento escrito que se relacione com a profissão de Coach.
  3. Respeitarei as diferentes abordagens do coaching. Honrarei os esforços e contribuições de outros e não os declararei como próprios.
  4. Serei consciente dos temas que potencialmente possam causar uma má interpretação da minha influência, reconhecendo a natureza do coaching e a forma em que possa afectar a vida de outros.
  5. Em todo o momento, esforçar-me-ei por reconhecer os temas pessoais que possam impedir, criar conflitos ou interferir com o meu desempenho como Coach ou com as minhas relações profissionais. Quando os factos e circunstâncias assim o requeiram, procurarei assistência profissional e determinarei a acção a tomar, inclusive, se for apropriado, suspender ou finalizar a minha relação de coaching.
  6. Como Coaching Trainer ou Supervisor/Mentor de Coaches ou potenciais Coaches, conduzir-me-ei de acordo com o código de ética de Associado da APCOACHING em todas as situações de Formação e Supervisão.
  7. Desempenharei e realizarei os meus trabalhos de investigação com competência, honestidade e dentro dos padrões científicos reconhecidos. Os meus trabalhos de investigação desenvolver-se-ão com a aprovação ou consentimento dos que neles participem e com um enfoque que proteja razoavelmente os participantes de qualquer dano potencial. Todos os meus esforços de investigação se realizarão dentro do quadro legal do país onde se desenvolvam.
  8. Criarei, manterei, guardarei e eliminarei os registos do trabalho realizado com relação à prática do coaching de tal modo que promova a confidencialidade..
  9. Utilizarei as informações de contacto com os Coaches Associados da APCOACHING (direcções de e-mail, números telefónicos, etc.,) em tudo de acordo e dentro do quadro de autorização.
 

Conduta profissional com os Clientes

  1. Serei responsável por estabelecer limites claros, adequados e culturalmente sensíveis em qualquer contacto físico que possa ter com os meus Clientes.
  2. Estabelecerei acordos claros com os meus Clientes e os honrarei no contexto das relações profissionais de coaching.
  3. Devo assegurar que, antes (briefing) ou durante a primeira Reunião/Sessão, o meu Cliente compreenda a natureza do coaching, os limites de confidencialidade, os acordos financeiros e outros termos do acordo subscrito.
  4. Identificarei com exactidão as minhas Qualificações, Certificações e Experiência como Coach.
  5. Não alimentarei, intencionalmente, falsas expectativas sobre o que meu Cliente pode receber do processo ou de mim como Coach
  6. Não explorarei, intencionalmente, nenhum aspecto da relação Coach-Cliente para meu benefício pessoal, profissional ou económico.
  7. Respeitarei o direito do Cliente a finalizar o processo de coaching em qualquer ponto da prática. Estarei alerta aos sinais de que o Cliente já não está a beneficiar do Processo de Coaching.
  8. Sugerirei aos meus Clientes que procurem os serviços de outros profissionais quando o considere apropriado ou necessário.
  9. Tomarei todos os meios razoáveis para notificar as autoridades apropriadas em caso de que um Cliente revele a sua intenção de pôr em perigo a sua vida ou a de outros.
 

Confidencialidade/Privacidade

Respeitarei a confidencialidade da informação transmitida pelo meu Cliente, excepto quando o meu cliente me autorize ou se o requerem as leis ou regulamentações vigentes.
  1. Solicitarei a autorização do meu Cliente antes de revelar o seu nome como Cliente ou como referência, ou qualquer outro tipo de informação.
  2. Solicitarei a autorização do meu Cliente de coaching antes de transmitir qualquer informação solicitada pela entidade responsável pelo pagamento do Processo de Coaching (Sponsor).
22.  Manterei esta obrigação de confidencialidade mesmo depois da relação de coaching terminar.


Conflitos de Interesses

Procurarei evitar conflitos entre os meus interesses e os interesses dos meus Clientes.
  1. Quando surgir um conflito de interesses, real ou potencial, revelá-lo-ei abertamente e conversarei com o meu Cliente sobre a melhor maneira de solucioná-lo para seu benefício.
  2. Somente aceitarei o intercâmbio de serviços, bens ou outra retribuição não monetária quando não prejudicar a relação de coaching.
  3. Respeitarei os direitos de autor quanto às ideias e publicações dos colegas e só usarei estes materiais indicando as fontes.
 
Divulgação da informação

  1. Com a minha comunicação e publicidade do Coaching, procuro promover a profissão  e a aceitação pública do profissional de Coaching.
  2. Abstenho-me de usar publicidade desleal e enganosa. Apresento as minhas qualificações correctamente e honestamente tendo em atenção a minha experiência e qualificações. O conteúdo da minha divulgação pelos diferentes meios é baseada no meu nível actual de certificação.